top of page

A AMAL

AMAL - ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E AMIGOS DE LARANJEIRAS

Fundada em 30 de outubro de 1979 no ano seguinte inaugurou seu Jornal Folha da Laranjeira.
O objetivo da AMAL tem sido unir os moradores em favor de uma boa convivência e lutar por um bairro mais humano, desenvolvendo a união cordial entre os moradores e amigos do bairro e a melhoria da qualidade de vida e pelas funções sociais da cidade, como a proteção pelo meio ambiente, bem como do patrimônio artístico, estético, histórico, turístico, paisagístico, arqueológico e de segurança pública da região.

Visa também o desenvolvimento cultural e, em especial, a preservação da memória do bairro.
Muitas lutas foram exitosas. Ao longo dos anos conseguimos ajudar evitar a Via Paralela, salvar as Casas Casadas, agimos contra a demolição da Escola Senador Correa, a reconstrução da Praça Maria Portugal, a arborização de ruas, a implantação do projeto de segurança pública Laranjeiras Presente, da APA (área de preservação ambiental) São José, da APAC (área de preservação do ambiente cultural), o não gradeamento do Parque Guinle, o tombamento de muitos imóveis ligados à história da cidade. Desde 2006 a AMAL coordena o Circuito de “Arte em Laranjeiras e Cosme Velho”, que visa desenvolver e estimular as diversas formas artísticas existentes na região, valorizando o lado cultural, tradicional dos bairros.
Mantemos em nossa sede atividades multiculturais e reuniões e debates político- comunitários sempre objetivando a melhoria da qualidade de vida e cobrando dos governantes suas obrigações para com os cidadãos.
A AMAL tem atitude independente mantendo contato com outros órgãos federais, estaduais e municipais, com entidades da sociedade civil e com as lideranças locais e vizinhas contra a especulação imobiliária e econômica da Cidade do Rio de Janeiro.

amallogo.png
bottom of page